#6 – Starters (me up)

Quem nunca olhou para um erlenmeyer e ficou com medo de fazer um starter ?

No 6º programa, Estevão Chittó e Henrique Boaventura irão falar sobre a função, como deve ser feito e os cuidados a serem tomados com o seu starter.

Links do episódio

8 respostas para “#6 – Starters (me up)”

    1. Andriê, quando disponível, usamos oxigênio puro, que precisa de menos tempo para chegar na quantidade desejada, mas normalmente com uma bomba de aguário com uma pedra difusora e um filtro na linha de ar tem resultados bem satisfatórios. Enquanto com oxigênio chega-se fácil a 8ppm, com a bomba de aquário consegue-se até 5ppm

    1. Fala Ricardo, tudo certo?

      Por estar vencido não significa que toda a população morreu.
      Segue o procedimento normal (10g de Carbonato de Cálcio + 100ml de suco de maçã + 100g de DME + 900ml de agua) pra starter sem agitação.
      Faz o pitch na temperartura indicada e aguarda. O indicativo de que o starter está completo é quando o líquido na parte superior começa a ficar menos turvo.
      Dependendo da quantidade de células vivas deve demorar de 1 a 2 dias.

      Abraço

      1. Desculpa, apenas mais duas dúvidas.
        Purgar O2 do starter com Co2?
        Suco natural de maça né? hehe
        Valeu, muito obrigado.

        Att,
        Ricardo Kunzler

        1. Purga com CO2 sim.

          Com relação ao suco,.tem que ser natural sem conservantes. Tem que ler as letrinhas miúdas do rotulo rsrrs. Normalmente tem adição de acucar também, então não é tão fácil achar.

  1. Boa tarde eu faço startar da seguinte maneira ,hidrato o fermento e utilizo o mosto depois de uns 15 minutos de fervura retiro 500 ml resfriou até a temperatura de inocular o fermento , e deixo ali até terminar a brassagem.
    Este método tem algum problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *